A depressão e a ideação suicida

21, 05, 2019

Leia em 1 minutos

A depressão é frequentemente acompanhada de sintomatologia cognitiva , sendo a ideação suicida um dos problemas a este nível que carece de uma atenção rigorosa.

A ideação suicida é uma caraterística algo comum nas perturbações depressivas. As pessoas pensam na morte (geralmente) quando se sentem de tal forma encurraladas que não veêm uma saída possível para o seu problema, o sofrimento sentido com esta patologia pode ser de tal forma severo que a pessoa só pensa em terminar com ele seja de que forma for. O Mundo passa a ser visto através de umas lentes muito escuras, sem saída, sem futuro, a pessoa não vive, vai apenas sobrevivendo à medida que queima mais um dia, sem perspetivas, sem objetivos, sem esperança, a morte começa a aparecer como algo cada vez mais confortável. As pessoas não se fartam de viver, fartam-se é de viver de determinada forma e geralmente não conseguem mudar de perspetiva sozinhas, necessitam de ajuda porque a depressão dói e não é pouco!

View this post on Instagram

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Este dia foi criado em 2003 pela International Association for Suicide Prevention e pela @who, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção de estratégias específicas pelos países. #Saúde #SNS #Suicídio #DiaMundialdePrevençãoDoSuicídio #WorldSuicidePreventionDay

A post shared by Serviço Nacional de Saúde (@sns_pt) on